À espera que aconteça...

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Vick? Cristina? Barcelona...

A propósito do filme Vicky, Cristina, Barcelona, a pergunta inevitável, "identificas-te com qual das gaijas?". Respondo, "com as 3, com a Vicky, com a Cristina e com a Maria Elena". "Sim, até mesmo com a Maria Elena", reflicto.
Este filme é mais um daqueles que para mim entra na categoria de desconcertante. No entanto, não deixa de ser divertido ver o desenrolar da relação entre estas duas amigas e o elemento causador da agitação: Javier Bardem. O Javier…uma espécie de pote de ouro ao fim do arco-íris!!! E aí o caso muda de figura, ou devo dizer a pergunta? Mais do que tentar perceber se tenho mais de Vicky, de Cristina ou de Maria Elena, a verdadeira questão que se coloca é, e se eu estivesse de férias em Barcelona com uma amiga e de repente aparecesse um Javier na minha vida, seria capaz de ceder à tentação? O facto de equacionar esta questão a mim própria, provoca-me um certo esgar. Já aceitei o facto de que a vida é tudo menos linear e que às vezes, quando colocados à prova, podemo-nos surpreender bastante, deitando por terra ideias feitas, pré-conceitos, princípios e até mesmo valores. É mais ou menos como aquela ideia de que todos somos capazes de matar. Ao aceitar que a vida não é linear, não é por e simplesmente achar que não nos vamos surpreender mais, até porque assim a vida perdia a sua piada, mas pelo menos não seremos apanhados tão desprevenidos e, mesmo que em casos limites tenhamos que sair fora do nosso corpo e apontarmo-nos o dedo, pelos menos será de forma menos angustiante.
Quanto a Barcelona, posso dizer que estou quase de malas aviadas para ir, não conheço, mas penso até que sou bem capaz de me apaixonar...pela cidade, entenda-se!

ass: a gaija trendy

6 Comentários:

Blogger A. disse...

GT, podes encontrar a minha contra-argumentação chez NB.
Acrescento isto: para mim nem se me colocou a questão que para ti parece central: se estivesse na situação de qualquer uma delas cederia à tentação em forma de Juan António? Claro que sim e o facto de ambas terem cedido não afecta em nada a longa amizade entre elas, nem deveria. Nem afecta o propósito da viagem que era consentida e pré-estabelecidamente a possibilidade de saírem do seu meio, rotinas e papéis pré-estabelecidos. Acho que não percebo bem a tua questão...

segunda-feira, fevereiro 16, 2009  
Blogger a gaija trendy disse...

A. já li a tua contra-argumentação no blog do NB e grosso modo concordo com ela, apesar de ter achado a personagem da senhora um pouco desenxabida.
Aqui também concordo com o que dizes sobre a amizade entre a Vicky e a Cristina. O episódio Juan António em nada afectou a relação entre elas, mas também não havia razão para isso acontecer, acho.
A minha questão ou questões são mesmo as relacionadas com as opções que fazemos na vida. A dada altura podem-nos parecer as mais correctas, mas depois por alguma razão ou acontecimento, a vida demonstra-nos que não ou pelo menos faz-nos ficar na dúvida e aí temos 2 caminhos possíveis: ou conformamo-nos e vivemos em angústia permanente (que nem a senhora mais velha), ou tentamos romper com a "ordem estabelecida". E a questão é mesmo essa, é que às vezes romper com a "ordem estabelecida", mexe muito com princípios, valores, medos etc. Feitas as contas podemos achar que não compensa, ou mais grave ainda não temos coragem para mudar. Acho que a tua frase final resume bem, "[na]cena final do aeroporto, onde partimos com Vicky e Cristina, acompanhando-lhes as angústias".
No fundo, a Vicky não sabe se manter o casamento foi a melhor opção, porque ela está apaixonada por outro homem, mas mesmo assim deixa-se levar. Porque não tem a coragem suficiente para sair da sua linha de conforto e assumir um lado mais "insano". Não consegue romper com tudo e ir viver esta relação sem regras, ou pelo menos com outras regras, bem diferentes das que ela conhece ou pelas quais se rege!

segunda-feira, fevereiro 16, 2009  
Blogger tiagugrilu disse...

Miúda,

Não deixes de ir à Razzmataazz.

http://www.salarazzmatazz.com/galeria/index.php

Estação de Metro: Marina (quem não é nem perto do mar)

Depois, é perguntares onde fica ou seguir as pessoas que passam na rua. É a 500 metros.

6 pistas para te apaixonares. 6 estilos diferentes. E podes encontrar lá o Javier...

- Vai cedo, tipo meia noite, senão a fila tem quilómetros!

terça-feira, fevereiro 17, 2009  
Blogger tiagugrilu disse...

Afinal são SÓ cinco...

:)

terça-feira, fevereiro 17, 2009  
Blogger A. disse...

GT: é isso mesmo.... (falo ainda do VCB)

quarta-feira, fevereiro 18, 2009  
Blogger a gaija trendy disse...

Tiagu,

Muito obrigada pelas dicas, já apontei! E se há probabilidades de encontrar o Javier, ainda melhor...

A.,

Estamos em sintonia ;).

quarta-feira, fevereiro 18, 2009  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial